Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cuphea anamariae T.B.Cavalc. & S.A.Graham DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-03-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Rafael Borges


Justificativa

Espécie de endemismo desconhecido (Cavalcanti & Graham, 2013), ocorre no estado de Minas Gerais, no município de Joaquim Felício (Cavalcante & Noronha, 2009). Apresenta distribuição restrita, ocorre em Cerrado (Cavalcanti & Graham, 2013) em campo arenoso com trechos alagáveis e Campos Rupestres adjacentes, no topo da Serra do Cabral, entre altitudes de 700 m e 1.300 m (Cavalcante & Noronha, 2009). A espécie possui apenas um registro de coleta e foi recentemente descrita, o que demanda um investimento em pesquisa de modo a se compreender seu real estado de conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cuphea anamariae T.B.Cavalc. & S.A.Graham;

Família: Lythraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Novon 18(3): 301 (-303; fig. 2). 2008. Cuphea anamariae distingue-se por uma combinação única de caracteres: folhas sésseis estreitamente lanceoladas, algumas falcadas, com base arredondada, flores delgadas ca. 9 milímetros de comp., com um esporão fortemente descendente, tubo floral sem vesículas, internamente totalmente piloso ou raramente piloso apenas acima dos estames (Cavalcanti & Graham, 2008).

Distribuição

O endemismo da espécie é desconhecido (Cavalcanti & Graham, 2013). Encontrada no estado de Minas Gerais, no município de Joaquim Felício, na Serra do Cabral, parte disjunta da extensa Cadeia do Espinhaço, em altitudes entre 700 m e 1300 m (Cavalcante & Noronha, 2009).

Ecologia

Subarbusto (Cavalcante & Noronha, 2009) de ocorrência no Cerrado (Cavalcanti & Graham, 2013. Espécie de distribuição restrita, ocorre em campo arenoso com trechos alagáveis e Campos Rupestres adjacentes, no topo da Serra do Cabral (Cavalcante & Noronha, 2009).

Reprodução

Coletada com flores e frutos em março, provavelmente em floresce de janeiro a maio (Cavalcanti & Graham, 2008).

Ameaças

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes O município de Joaquim Felício possui parte de sua economia baseada em atividade agropecuária (IBGE, 2013). A região da Serra do Cabral é um local com populações culturalmente extrativistas, na qual a maioria vive em condições sócio-econômicas precárias. Somado a essa realidade, são observados na região processos de degradação e uso inapropriado do solo e dos recursos hídricos, colocando em risco a manutenção dos recursos naturais (Azevedo et al., 2009).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes Assim como a agricultura, a pecuária também é preocupante para a conservação do Cerrado, sendo uma atividade comum no estado de Minas Gerais (Sano et al., 2010).

2.2 Wood & pulp plantations
Incidência local
Severidade high
Detalhes A área de cultivo de monoculturas de eucaliptos no entorno do Parque Estadual da Serra do Cabral é cada vez maior (Universidade Federal de Minas Gerais, 2010).

Referências

- Cavalcanti, T.B. & Graham, S. 2013. Lythraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB115753>.

- Cavalcanti, T.B. & Noronha, S.E. 2009. Lythraceae In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496 p.

Como citar

CNCFlora. Cuphea anamariae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cuphea anamariae>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 25/11/2014 - 16:55:07